Saúde - Domingo, 18 de Fevereiro de 2024

DENGUE: CONHEÇA E PREVINA-SE CONTRA ESTA AMEAÇA

Saiba mais sobre a Dengue e como proteger-se contra essa doença viral transmitida por mosquitos

DENGUE: CONHEÇA E PREVINA-SE CONTRA ESTA AMEAÇA

Com a temporada de chuvas se aproximando, a preocupação com a Dengue volta a crescer. Esta doença viral, transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, é um problema de saúde pública em muitas regiões do mundo, incluindo o Brasil. Para combater essa ameaça, é crucial entender suas formas de transmissão, sintomas e medidas preventivas.

A Dengue é transmitida através da picada de mosquitos infectados. O ciclo de transmissão começa quando o mosquito se alimenta do sangue de uma pessoa infectada e, posteriormente, transmite o vírus para outras pessoas saudáveis através de suas picadas. É importante ressaltar que o mosquito Aedes aegypti é mais ativo durante o dia, especialmente ao amanhecer e ao entardecer, tornando-se essencial adotar medidas preventivas durante esses períodos.

Os sintomas da Dengue incluem febre alta, dores de cabeça intensas, dores musculares e articulares, fadiga e erupções cutâneas. Em casos mais graves, a Dengue pode levar a complicações sérias, como hemorragias e choque hemorrágico, sendo necessária a hospitalização e cuidados médicos especializados.

Para prevenir a Dengue, é fundamental eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Isso inclui evitar o acúmulo de água parada em recipientes como pneus, vasos de plantas, caixas d'água mal vedadas e outros locais onde o mosquito possa depositar seus ovos. Além disso, o uso de repelentes, telas em janelas e portas, e o uso de roupas que cubram a maior parte do corpo durante os horários de maior atividade do mosquito são medidas importantes de proteção.

A conscientização e a participação ativa da comunidade são essenciais na luta contra a Dengue. Para tanto a Prefeitura Municipal realiza campanhas de educação pública, ações para controle de vetores.

Em resumo, a Dengue é uma doença grave que pode ser evitada com medidas simples, mas eficazes. Ao eliminar os criadouros do mosquito transmissor e adotar medidas de proteção pessoal, podemos reduzir o risco de contrair Dengue e contribuir para a saúde de toda a comunidade.