.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta das 9:00 às 17:00.

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Turismo - Segunda-feira, 06 de Outubro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PREFEITO ELIAS RECEBE REPRESENTANTES DA AMITESP E PROFESSOR DA USP PARA IMERSÃO NO TURISMO DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Imersão turística em São Miguel Arcanjo reúne AMITESP, USP e Prefeitura em ações estratégicas para o setor


PREFEITO ELIAS RECEBE REPRESENTANTES DA AMITESP E PROFESSOR DA USP PARA IMERSÃO NO TURISMO DE SÃO MIGUEL ARCANJO

 

O Prefeito Elias Rodrigues de Paula recebeu em São Miguel Arcanjo, no último final de semana, a diretora executiva da AMITESP (Associação das Prefeituras de Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), Waldirene Ricanelo, e o professor doutor em Turismo da Universidade de São Paulo (USP), Edegar Luís Tomazzoni, para uma imersão de dois dias na atual realidade turística do município.

A visita teve como propósito aprofundar o conhecimento sobre o potencial turístico de São Miguel Arcanjo, que integra o Mapa do Turismo Brasileiro e vem se consolidando como Município de Interesse Turístico (MIT). Foram dois dias intensos de encontros, partilhas e visitas técnicas em diversos pontos e atrativos locais, proporcionando um olhar estratégico sobre as oportunidades e desafios do setor.

Entre os locais visitados estiveram atrativos naturais, culturais e religiosos, como o Marco da Aparição, a Basílica de São Miguel Arcanjo – única no Brasil dedicada ao Arcanjo Miguel – e a Gruta do Arcanjo, onde está em construção a maior estátua católica do mundo, símbolo da fé e da devoção que atraem milhares de peregrinos e visitantes ao município.

O roteiro também contemplou visitas à Lagoa do Guapé e ao Parque Luís Balboni, dois importantes atrativos localizados na região central, que reúnem lazer, natureza e convivência comunitária. A programação seguiu com passagem pelo Parque Estadual Carlos Botelho, um dos principais remanescentes de Mata Atlântica do país e referência em ecoturismo, e pela Vinícola San Raphael, no Bairro Gramadão, que valoriza o turismo rural e enogastronômico.

Outro ponto de destaque foi a visita ao Parque Turístico Equus, espaço que alia o turismo rural, o contato com animais e a vivência do campo, fortalecendo o segmento de experiências e o potencial educativo e recreativo do município.

Todas as ações e discussões realizadas durante o encontro estão alinhadas ao Plano Diretor de Turismo do Município, instrumento norteador das políticas públicas e diretrizes que orientam o desenvolvimento turístico de forma sustentável, organizada e participativa.

O objetivo é estruturar um projeto audacioso e inovador, voltado à qualificação dos equipamentos turísticos, fortalecimento da governança e promoção do destino, com foco em alavancar o município rumo à titulação de Estância Turística.

Reconhecida por seus atrativos ecológicos, São Miguel Arcanjo vem se destacando cada vez mais no turismo religioso, e busca também retomar com força o turismo rural, resgatando tradições, fortalecendo o vínculo com a natureza e valorizando a produção local.

A presença da AMITESP, representada por Waldirene Ricanelo, e da USP, por meio do professor Edegar Luís Tomazzoni, reforça o compromisso da gestão municipal em planejar o futuro do turismo de forma técnica, sustentável e estratégica, valorizando as vocações que fazem de São Miguel Arcanjo uma cidade única, onde fé, cultura e natureza se encontram.

34 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.