Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Imersão turística em São Miguel Arcanjo reúne AMITESP, USP e Prefeitura em ações estratégicas para o setor
O Prefeito Elias Rodrigues de Paula recebeu em São Miguel Arcanjo, no último final de semana, a diretora executiva da AMITESP (Associação das Prefeituras de Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), Waldirene Ricanelo, e o professor doutor em Turismo da Universidade de São Paulo (USP), Edegar Luís Tomazzoni, para uma imersão de dois dias na atual realidade turística do município.
A visita teve como propósito aprofundar o conhecimento sobre o potencial turístico de São Miguel Arcanjo, que integra o Mapa do Turismo Brasileiro e vem se consolidando como Município de Interesse Turístico (MIT). Foram dois dias intensos de encontros, partilhas e visitas técnicas em diversos pontos e atrativos locais, proporcionando um olhar estratégico sobre as oportunidades e desafios do setor.
Entre os locais visitados estiveram atrativos naturais, culturais e religiosos, como o Marco da Aparição, a Basílica de São Miguel Arcanjo – única no Brasil dedicada ao Arcanjo Miguel – e a Gruta do Arcanjo, onde está em construção a maior estátua católica do mundo, símbolo da fé e da devoção que atraem milhares de peregrinos e visitantes ao município.
O roteiro também contemplou visitas à Lagoa do Guapé e ao Parque Luís Balboni, dois importantes atrativos localizados na região central, que reúnem lazer, natureza e convivência comunitária. A programação seguiu com passagem pelo Parque Estadual Carlos Botelho, um dos principais remanescentes de Mata Atlântica do país e referência em ecoturismo, e pela Vinícola San Raphael, no Bairro Gramadão, que valoriza o turismo rural e enogastronômico.
Outro ponto de destaque foi a visita ao Parque Turístico Equus, espaço que alia o turismo rural, o contato com animais e a vivência do campo, fortalecendo o segmento de experiências e o potencial educativo e recreativo do município.
Todas as ações e discussões realizadas durante o encontro estão alinhadas ao Plano Diretor de Turismo do Município, instrumento norteador das políticas públicas e diretrizes que orientam o desenvolvimento turístico de forma sustentável, organizada e participativa.
O objetivo é estruturar um projeto audacioso e inovador, voltado à qualificação dos equipamentos turísticos, fortalecimento da governança e promoção do destino, com foco em alavancar o município rumo à titulação de Estância Turística.
Reconhecida por seus atrativos ecológicos, São Miguel Arcanjo vem se destacando cada vez mais no turismo religioso, e busca também retomar com força o turismo rural, resgatando tradições, fortalecendo o vínculo com a natureza e valorizando a produção local.
A presença da AMITESP, representada por Waldirene Ricanelo, e da USP, por meio do professor Edegar Luís Tomazzoni, reforça o compromisso da gestão municipal em planejar o futuro do turismo de forma técnica, sustentável e estratégica, valorizando as vocações que fazem de São Miguel Arcanjo uma cidade única, onde fé, cultura e natureza se encontram.
.
.
.
.